3, 2, 1: ERP

Sistema único integra todos os dados e processos da CCASA

A Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA) fechou com a Orgsystem a aquisição de sistema para unificação de dados e processos, o ERP. No dia 7 de agosto, houve a apresentação do software à equipe – gestores das unidades e colaboradores do escritório central. Na sequência, aconteceu a primeira reunião de trabalho para alinhar tarefas e prazos com alguns dos colaboradores envolvidos na implantação.

A introdução de um ERP faz parte de um plano contínuo da CCASA para melhoria dos processos. “Estamos, cada vez mais, nos profissionalizando”, explica Carmine Maglio Neto, membro da diretoria voluntária da organização como 1º Tesoureiro. Em uma primeira etapa, entrarão em funcionamento os módulos que automatizarão os processos financeiros, de compras e parte dos processos de RH. O plano é que esses módulos estejam em plena operação até o final de 2024. Outros módulos serão contemplados em uma segunda etapa.

Valéria Pout é quem, na CCASA, coordenará a implantação. Oriunda do mercado financeiro, ela migrou para essa área e nela atuou por 12 anos. Ela realizará a consultoria pro bono. “Meu trabalho iniciou-se com a avaliação do sistema sugerido da Orgsystem. Visitamos clientes que já o utilizam. O diferencial é que se trata de um ERP voltado para o terceiro setor”, explica a consultora.

Dentre os diversos ganhos que o ERP deve proporcionar à CCASA, destacam-se:

  • Integração dos departamentos, possibilitando automação e armazenamento de todas as informações: fluxo único, contínuo e consistente;
  • Tarefas realizadas com processos bem definidos;
  • Consistência nos dados;
  • Menor possibilidade de erros;
  • Diminuição da demanda por informações e, consequentemente, menor carga de trabalho;
  • Quadro mais claro e facilmente acessível das finanças, especialmente para auditoria externa;
  • Transparência frente a colaboradores, doadores, conselho fiscal e diretoria.

“Dessa forma, estamos mais próximos da visão da CCASA de ser reconhecida pela excelência nos serviços de acolhimento, prevenção e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade”, afirma Valéria Gerolamo, Gerente Geral da CCASA. “E mais aptos para expandir o trabalho”, completa.

Deixe um comentário