
A laranja já cara? Vamos de maça
Os gestores dos três acolhimentos (Saicas) e dos dois Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) administrados pela CCASA, junto com o departamento financeiro, administram com minúcia os gastos para que não extrapolem o orçamento. “Temos de fazer caber na planilha. A laranja tá cara? Vamos de maça”, explica Jane Silva, gestora do CCA2.
Tanto os CCAs como os Saicas são serviços com foco em crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade prestados à população em convênio com a Prefeitura de São Paulo, que provê verbas específicas para diversas categorias de despesas: salários e encargos, alimentação (proteínas, secos e hortifruti), concessionárias, material pedagógico e assim por diante. “Isso nos obriga a ter um planejamento preciso e prestação de contas. Por exemplo, se estamos no setembro amarelo e os educadores planejaram atividades que demandam cartolina dessa cor, ela teve de ser solicitada e comprada com antecedência. E, se compramos mais cartolina que o habitual por conta dessa necessidade, temos de abrir mão de algum outro item de material pedagógico naquele mês para equilibrar. É como uma casa bem administrada”, explica Jane.
Vale mencionar que o escritório central da CCASA conta com um setor de compras para apoiar os gestores coletando diversos orçamentos e negociando valores, otimizando, assim, os recursos. Além disso, quando chegam doações de itens, é possível melhorar a alimentação. “Se não precisamos comprar arroz, feijão, sabão em pó ou algum outro item porque recebemos de doadores, é possível eventualmente comprar um sorvete, um iogurte, uma geleia para o café da manhã do final de semana, aumentar a porção de proteína”, diz Rosangela de Jesus, gestora do Saica 1.
Outro ponto que merece menção é que a organização precisa captar recursos adicionais uma vez que o convênio não supre 100% das necessidades da organização. Há crianças que precisam de óculos, há imprevistos como uma tempestade que levou telhas, às vezes um bebê precisa de leite especial e assim por diante. Em tudo, no entanto, o controle é feito na ponta do lápis e com total transparência para os doadores.
Queremos ampliar o número de crianças e adolescentes atendidos em nosso CCA1, sabia? Que tal conhecer esse projeto e nos apoiar?
Contate-nos pelo WhatsApp 11 95610-5935
Quer doar agora?
Clique aqui.