18 de maio: Dia Nacional de Combate
Este é o 26º Maio Laranja, mês no qual quando intensificamos o combate ao abuso e à exploração sexual no Brasil. O lema da campanha de 2026 é “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.
Nos três acolhimentos (Saicas) e nos dois centros de convivência (CCAs) que mantemos, as crianças e os adolescentes participaram de uma série de ações lúdicas, algumas delas com o material de apoio “semáforo do toque”(foto) – ele instrui sobre partes do corpo que podem e que não podem ser tocadas.
Uma segunda orientação importante foi: “Alguma situação gerou desconforto ou insegurança? Converse com um adulto de confiança”. Nesse dia, eles foram incentivados a identificar e a compartilhar quem seria essa figura.
Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no País, e há dados que sugerem que menos de 10% dos casos sejam denunciados às autoridades.
Disque 100!
Abuso e exploração de crianças e adolescentes é crime!
Denuncie!