“Ouça a criança e/ou adolescente com atenção antes de reagir”

Essa foi uma das dicas que a palestrante Priscila Romanizio passou às famílias dos educandos em palestra sobre educação parental

Uma vez por mês, as famílias dos educandos dos dois Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) mantidos pela da CCASA são convidadas para um encontro no qual se inteiram a respeito do que seus filhos têm vivido na instituição, trocam experiências, participam de atividades (workshops, vivências, palestras etc.) que os auxiliam na jornada de educar.

Em março, Priscila Romanzio – mãe, advogada e especialista em educação parental com formação em Disciplina Positiva e Comunicação não Violenta – palestrou sobre o tema “Educação parental: fortalecendo o vínculo entre pais e filhos”. “Foi um momento muito rico, boa parte dos pais falou sobre dificuldades, deu exemplos”, conta Valquíria da Cruz, gestora do CCA1.

Dentre os tópicos abordados, Priscila recomendou que a conexão anteceda a correção, o encorajamento no lugar na punição, e que firmeza seja equilibrada com gentileza. Ela também deu algumas dicas práticas para criar conexão no dia a dia:

  • Ouça com tempo e atenção antes de reagir
  • Esteja presente sem celular ou distrações
  • Evite rótulos – em vez de dizer “Você é bagunceiro”, que tal fizer “Vamos organizar juntos”?
  • Olhe nos olhos – se a criança for pequena, abaixe-se para ficar na mesma altura dela
  • Convide a criança a tomar algumas decisões da rotina

Além dos encontros mensais, o apoio às famílias se dá por meio da oferta de um ambiente seguro e salutar para quem tem de 6 a 14 anos e 11 meses no contraturno escolar. A CCASA oferece ainda assessoria jurídica gratuita por meio da empresa parceira Parada Advogados e cestas básicas a quem mais necessita.

Deixe um comentário