Projeto Horta Orgânica foi plantado nos três acolhimentos da CCASA
Incentivar a alimentação saudável, o trabalho em equipe e a conscientização ambiental, bem como reduzir as despesas com compra de verduras e legumes, são alguns dos objetivos do Projeto Horta Orgânica. Ele já foi plantado (literalmente) nas três unidades de acolhimento integral (Saicas) geridas pela CCASA.
Com a ajuda de um profissional especializado em jardinagem contratado para auxiliar na escolha das mudas e dos insumos, acompanhar o plantio, treinar e supervisionar os acolhidos na manutenção das hortas, o projeto vai dar uma rica colheita. Tem tanta coisa deliciosa crescendo: sálvia, orégano, alface, cenoura, cebolinha, tomilho, salsa…
O projeto vai além de plantar, cuidar e colher – uma consultoria ministrará oficinas culinárias que levam em conta o que está sendo produzido nas hortas para as cozinheiras dos serviços e para os jovens que desejarem participar. Aproveitando-se ao máximo os legumes, verduras e temperos colhidos, além de ser possível reduzir gastos com a compra desses insumos, viabiliza-se uma alimentação mais saudável e saborosa com itens orgânicos às crianças e adolescentes. Algumas das oficinas programadas para 2025 tratarão até dos valores nutricionais dos alimentos e de tópicos matemáticos como pesos, medias, frações etc. dentro do contexto da alimentação.
O Projeto Horta Orgânica está sendo feito com recursos provenientes de emenda parlamentar indicada pela senadora @maragrabrilli em termo firmado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) junto à Prefeitura de São Paulo.