Projeto Horta Orgânica segue nos três acolhimentos da CCASA
Sábado, dia 25/10, teve almoço caprichado, com itens fresquíssimos colhidos no quintal das casas. Os comensais – crianças e adolescentes dos 3 Saicas mantidos pela CCASA – saíram orgulhosos e satisfeitos, bem como toda a equipe envolvida no Projeto Horta Orgânica.
Plantado (literalmente) no final de 2024, o projeto, além de reduzir despesas com a compra de legumes e verduras, incentiva a alimentação saudável, o trabalho em equipe e a conscientização ambiental. O banquete celebrou o final do projeto e, ao mesmo tempo, trouxe um spoiler com o anúncio de sua continuidade.
“Conseguimos aprovação de nova emenda parlamentar indicada pela senadora @maragrabrilli para continuarmos a produzir frutos”, conta Isabel Ferraz, da área de Captação & Parcerias da CCASA. “Estamos prestes a firmar novo termo por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) junto à Prefeitura de São Paulo”, explica ela.
Quanto coisa está crescendo com o Projeto Horta Orgânica: sálvia, orégano, alface, cenoura, cebolinha, tomilho, salsa… Um profissional especializado em jardinagem auxilia na escolha das mudas e dos insumos, acompanha o plantio e o cuidado, e supervisiona os acolhidos na manutenção das hortas, há uma em cada unidade de acolhimento.
Cresce também a qualidade do serviço prestado uma vez que o projeto vai além de plantar, cuidar e colher – uma consultoria ministra oficinas culinárias que ensinam aos cozinheiros dos Saicas (e aos jovens que desejam participar) como aproveitar ao máximo os alimentos e inseri-los em receitas deliciosas e nutritivas.
Por fim, florescem as crianças e os adolescentes. Eles se alimentam melhor e participam de uma série de oficinas socioeducativas contempladas no projeto – sobre valores nutricionais dos alimentos, tópicos matemáticos como pesos, medias, frações etc. dentro do contexto da alimentação, por exemplo.
Temos muito apetite para transformar vidas e reescrever futuros!