E vários, então? Por isso, acolhimentos têm processos específicos para o cuidado dos bem pequenos
Que horas e quanto mamou? O ciclo do sono está de que forma? As atividades de estimulação – massagem, conversa olho no olho, leitura (isso mesmo, os educadores leem para os bebês) – aconteceram? Vitaminas foram administradas? Vacinas? Banho? Última evacuação? Higienização das chupetas e mamadeiras?
Nos três serviços de acolhimento integral (Saicas) que a CCASA mantém, recebemos crianças de 0 a 17 anos e 11 meses. Às vezes, a turma de moradores da casa (são 15 vagas por Saica) tem bastante adolescente, há períodos em que bebês e crianças bem pequenas predominam. E a equipe – educadores, técnicos, gestor, cozinheiros etc. – precisa estar preparada para esses cenários distintos. Vale lembrar que a alta rotatividade, em geral, é um indicador positivo: as crianças e adolescentes foram reinseridos no contexto familiar (de origem ou substituto).
Qual a chave para o serviço funcionar bem em qualquer configuração e se adaptar às mudanças? Cuidado individualizado, processos bem definidos, protocolos-referência, treinamento contínuo e muito amor não podem faltar.
Voltando, então, à questão no minucioso cuidado com os bebês, os Saicas utilizam a Caderneta da Criança preparada pelo Ministério da Saúde, seguindo suas recomendações e registrando dados pessoais, de saúde e de desenvolvimento. Além disso, planilhas em que se controlam e anotam horários das mamadas, de troca de fraldas e de outros procedimentos que integram a rotina são preenchidas tão logo esses cuidados sejam administrados. Os novos funcionários são instruídos a respeito dessas práticas, sendo que tanto a equipe técnica como o gestor da unidade acompanham tudo bem de perto.
“É bem bonito ver como os mais velhos também se envolvem com os bebês e os pequenos. Eles querem interagir com eles, brincar, colaborar com os cuidados”, conta Brenna Laís, Gestora do Saica 2. Dessa forma, essa incrível janela de desenvolvimento dos bem pequenos é levada a sério e encarada com a devida atenção.