Controle preciso de receitas e despesas

Prefeitura de São Paulo, com quem temos convênios, exige minuciosa prestação de contas

A Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA) administra dois Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) e três Serviços de Acolhimento Integral para Crianças e Adolescentes (Saicas). Trata-se de políticas públicas municipais prestadas pela CCASA por meio de convênios firmados com a Prefeitura de São Paulo. “Ao mesmo tempo que recebemos verbas públicas que cobrem boa parte das despesas do trabalho que realizamos por meio dessa concessão, bem como diretrizes para executá-lo, devemos prestar contas de forma precisa”, explica Valéria Gerolamo, Gerente Geral da CCASA. “Além disso, o serviço que ofertamos é continuamente avaliado por órgãos municipais quanto ao cumprimento das exigências e normas preestabelecidas”, completa.

Vani de Sousa é a colaboradora responsável pelo controle de gastos, pagamentos e prestação de contas. Seguimos uma planilha com diretrizes de receitas e despesas – alimentação, aluguel, folha de pagamento, concessionárias etc. – pré-aprovada para o ano (PRD), e mensalmente temos de enviar toda uma documentação que justifica origem e destino dos recursos. “Extrato bancário, instrumentais que detalham os gastos de forma minuciosa, certidões que comprovam a idoneidade da organização, notas fiscais e recibos fazem parte dessa prestação de contas”, explica a coordenadora administrativo-financeira Vani de Sousa. “Tudo precisa ser muito bem gerido. Há, por exemplo, verba destinada a um fundo de reserva voltado a rescisões, férias e 13º salário”, complementa ela.

A profissionalização da gestão no terceiro setor, com compliance, não é opcional. “Nossa visão é ser referência nos serviços de acolhimento e de prevenção para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade na cidade de São Paulo”, afirma Gerente Geral. “Como cidadãos e contribuintes, ficamos satisfeitos em saber que a coisa funciona dessa forma.”

Deixe um comentário