Doe agora

Como elaborar e dar feedbacks?

Gestores e equipe técnica dos serviços participam de programa de capacitação

Ser referência nos serviços de acolhimento e de prevenção para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade é a visão da Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA). Equipes comprometidas e capacitadas são um dos pré-requisitos para tal. Por isso, de fevereiro a agosto deste ano, a CCASA realiza o Procapa 24 – Programa de Capacitação para Acolhimentos.

Na sexta dia 10 de maio, um grupo de 19 dos cerca de 95 colaboradores da organização participou da palestra “Como elaborar e dar feedbacks” ministrada por Meiling Canizares, psicóloga que atua com desenvolvimento de líderes e fortalecimento de equipes há mais de 20 anos.

Os gestores e equipes técnicas dos serviços – assistentes sociais, pedagogos e psicólogos – conheceram e puderam colocar em prática o modelo COIN para preparar e oferecer feedback, termo em inglês que significa retorno, avaliação ou comentário sobre uma tarefa realizada ou mensagem emitida. Seria uma das práticas mais efetivas para alinhas expectativas entre os membros de um time corporativo, diminuindo taxas de rotatividade na equipe. No caso específico da CCASA, as técnicas aprendidas podem ser aplicadas pelos profissionais tanto com as crianças e os adolescentes como com as famílias deles.

Se você ficou curioso sobre o que seria o modelo COIN para conversas de feedback, eis uma breve explicação:

C – Contexto – Em que contexto sua observação ocorreu?

O – Observação – Que comportamento ou ação você observou e quer trazer para a conversa de feedback?

I – Impacto – Que impacto o comportamento ou ação observado teve na equipe, no cliente ou na empresa?

(Pausa: após percorrer essas 3 primeiras etapas, sugere-se ouvir o que a outra parte tem a dizer)

N – Novos passos – O que poderia ser feito de forma diferente no futuro? (Melhorias esperadas)

Para Vani Sousa, coordenadora administrativo-financeira da CCASA, é necessário enxergar o feedback de forma positiva, como um presente, uma oportunidade de melhoria. “Devemos conversar de forma estruturada e profissional sobre algo que não faz parte da cultura da empresa ou que não está contribuindo para o bom andamento do trabalho”, afirma ela sobre o que aprendeu na palestra, que foi ministrado na empresa parceira Neogrid, que gentilmente cedeu o belo espaço multiuso que possui na região da Berrini, Zona Sul de São Paulo A CCASA investe continuamente na formação de seus colaboradores, e o Procapa 24 está sendo feito com recursos provenientes de emenda parlamentar indicada pela Deputada Federal Maria Rosas (@mariarosas.oficial) em termo firmado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) junto à Prefeitura de São Paulo.