Doe agora

Memórias que curam

Há mais de 12 anos, Laura re(co-)constrói em lindos álbuns as histórias de crianças e adolescentes acolhidos

Eloísa* tem 8 anos e mora em um dos serviços de acolhimento integral da Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA). Recentemente, ela teve a sua primeira festa de aniversário com fotos. As imagens desse dia, bem como o registro escrito desse importante evento, compõem uma das páginas de um lindo álbum de memórias, sentimentos e sonhos que a garota vem construindo junto com Laura Maria Jorge Carvalho, voluntária do Instituto Fazendo História.

Uma das iniciativas do instituto é o programa Fazendo Minha História, que, como explica o site da organização, “oferece meios de expressão para que cada criança ou adolescente acolhido conheça e se aproprie de sua história de vida”. Funciona da seguinte forma: voluntários são capacitados e acompanhados para que concebam vínculos afetivos com crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento institucional. Semanalmente, por cerca de uma hora, a dupla adulto-criança aproxima-se por meio da mediação de leituras selecionadas a dedo. Essas histórias despertam conversas que, por sua vez, são material riquíssimo para a produção do álbum de histórias individual e personalíssimo contendo relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte da vida do acolhido. Em geral, o trabalho dura em torno de um ano, mas é possível que mais de um álbum seja feito.

Laura, que é psicóloga por formação, há 12 anos é voluntária do Instituto Fazendo História. A CCASA, por sua vez, abraça o programa da organização em seus acolhimentos desde 2014. “Já co-construí mais de uma dezena de álbuns. O que me move é perceber como esse trabalho é efetivo e poderoso. Há muita coisa por trás de cada página e tudo o que é produzido é sugerido, nada é imposto”, conta a fazedora, como as voluntárias engajadas nesse projeto costumam ser chamadas.

O exemplo da Laura te inspirou? Que tal desenvolver algum trabalho voluntário na CCASA?

Envie um e-mail para voluntariado@casadacriancasantoamaro.org.br

*Seu nome foi alterado para que sua identidade seja preservada.