Adolescente acolhida na CCASA + BFF que conheceu na escola: “Amigo é proteção poderosa”

Acolhidos são incentivados a desenvolver vínculos entre si e com outros

Já disse o sábio Salomão há milênios que um amigo fiel é proteção poderosa (Bíblia, livro do Eclesiastes, 6:14). Flávia* (15), adolescente que há quase 5 anos mora na Casa Lar – um dos quatro serviços de acolhimento institucional da Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro –, concorda com ele. Há cerca de 2 anos, ela conheceu Ana Luiza (15) na escola, e se refere a ela como sua BFF, sigla da expressão em inglês Best Friend Forever utilizada pela galera para designar um amigo do peito, termo esse da linguagem dos mais experientes.

Apesar de não ser uma amizade longa, ela é muito importante para mim. Recentemente, meu pai faleceu, e o apoio que recebi tanto da Ana Luiza como da família dela nesse momento foi significativo. Estiveram no funeral, me confortaram chamando para outros programas depois. Amigo é isso, alguém que está com você em momentos bons e em momentos ruins, isso ajuda a seguir adiante.

Hoje não estudamos mais na mesma escola. O bom é que a gente não precisa ficar trocando mensagem toda hora, todo dia, não é uma coisa forçada, com cobranças. Gostamos de treinar juntas na academia, andar de bicicleta, produzir conteúdos para redes sociais como TikTok. Já viajamos juntas tanto para o interior como para a praia, vamos a festas, ao shopping, essas coisas. Ela é diferente de mim e a gente se respeita, ela me entende e vice-versa.

Para fortalecer vínculos fraternos como o de Flávia e Ana Luiza, os moradores da Casa Lar foram incentivados a convidar alguém de seu círculo para um programa na casa no Dia do Amigo. O bacana é que, entre os acolhidos, também é possível construir boas relações. Flávia, por exemplo, é próxima de Rhayana* (15), com quem divide o quarto. “Ela gosta de fazer penteados e eu também, então ajudamos uma à outra. Claro, temos os nossos ‘BOs’, como acontece em qualquer casa, né? Mas a gente gosta de fazer coisas juntas, como ir a uma boa batalha de rimas”, conta.

E, se o papel da Casa da Criança e do Adolescentes é, entre outras coisas, proteger essa turma, incentivar e fomentar esses vínculos é imprescindível, pois, como mencionado, um amigo fiel é proteção poderosa.

Quer ajudar a Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro?

Adote a nossa causa: doe agora!

*Os nomes foram substituídos para garantirmos a privacidade das adolescentes

Deixe um comentário