Doe agora

Casa da Criança oferece 22 mil refeições por mês

Alimentação saudável e adequada, fator-chave para o neurodesenvolvimento, é direito garantido às crianças e adolescentes

Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Essas são as seis refeições por dia servidas às crianças e adolescentes de nossas quatro unidades de acolhimento integral (bebês, é claro, seguem programas alimentares diferenciados). Aos atendidos no contraturno escolar nos dois Centros para Crianças e Adolescentes (CCAS – 145 vagas para quem tem de 6 a 14 anos), além do almoço, é oferecido um lanche ou pela manhã ou à tarde. Ao todo, somando as refeições dos colaboradores que os acompanham, a Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro Grossarl (CCASA) oferta cerca de 22 mil refeições por mês. Haja arroz, feijão, carnes, legumes, frutas, verduras, leite, óleo…!

Necessidades nutricionais garantidas

O cardápio de cada unidade é elaborado sob orientação de um nutricionista. Quanto mais próximo da terra for o alimento que estiver sendo preparado, melhor. Em outras palavras, a preferência sempre é por produtos o menos processados possível. As crianças são ouvidas para que as preferências alimentares sejam consideradas e equilibremos necessidades nutricionais, sabor, orçamento, sazonalidade dos ingredientes e gostos específicos. Em datas comemorativas como festas de aniversário, Páscoa, Natal etc., ou mesmo em finais de semana, abrem-se exceções.

“É importante pontuar que alguns que procuram a CCASA para doar alimentos muitas vezes querem priorizar os serviços de acolhimento. Certamente há toda uma complexidade quando falamos de crianças e adolescentes que, por medida protetiva, estão afastados de sua família de origem. Contudo, para muitos dos atendidos no contraturno escolar em nossos dois CCAs, as duas refeições que fazem na Casa da Criança são as mais completas do dia”, explica Valeria Gerolamo, Gerente Geral da CCASA.

Doação de alimentos: a gente precisa!

Parte dos ingredientes que são utilizados nos preparos recebemos como doação. O Mesa Brasil Sesc, Castor Alimentos, e a Inova Machines são alguns de nossos parceiros regulares. Em janeiro, a empresa Capisce enviou 30 quilos de massa artesanal e pudemos servir um almoço especial em um domingo. Buscamos outros parceiros que possam nos apoiar de forma pontual ou regular.

Quer nos apoiar?

captacao@casadacriancasantoamaro.org.br

WhatsApp 11 95610-5935