Acolhidos realizam ação em lar de idosos
A frase do título é de Jesus e tal ensinamento foi experienciado pelos 20 acolhidos do Saica 2, um dos 6 serviços da Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA), em visita que fizeram no dia 17 de dezembro ao Residencial Geriátrico Rosa, onde residem 32 idosos, boa parte deles com restrições de mobilidade.
As crianças e os adolescentes prepararam um gostoso café da tarde para desfrutarem juntos, levaram sacolinhas com chocolate e conversaram muito com os residentes nascidos em um outro milênio. “A ação propiciou memórias afetivas com muitas risadas, carinho e lágrimas de gratidão”, conta Brenna Laís da Silva, gestora do Saica 2. “Nosso papel vai além de ofertar um bom serviço, devemos estimulá-los a ser multiplicadores de generosidade”, completa.
Comunhão intergeracional ao redor da mesa com risadas e lágrimas de gratidão
A ideia da ação ocorreu após os acolhidos fazerem uma visita não planejada ao residencial por conta de uma falta de fornecimento de energia no Saica 2. Como as gestoras de ambas as casas se conhecem, as crianças e os adolescentes foram lá para poderem tomar banho, então conheceram os idosos. Uma dos acolhidos sugeriu: “A gente podia voltar lá outro dia e fazer alguma atividade com eles, alguns até nos chamaram de netos”. Deu certo, muito certo! “As trocas intergeracionais favorecem a formação e a consolidação de vínculos sociais. Permitem o compartilhamento de conhecimentos, ideias, experiências, pontos de vista, culturas, hábitos e novos caminhos de vida, gerando crescimento mútuo”, explica Fabiana da Silva Prestes, professora em curso técnico em Gerontologia.
A ação deve rolar de novo em 2024!