Doe agora

Universitários do Insper realizam projeto de esporte com acolhidos da CCASA

Alguns sábados de crianças e jovens acolhidos na Casa da Criança e do Adolescentes de Santo Amaro (CCASA) têm sido, literalmente, movimentados como é possível conferir aqui. O Grupo de Ação Social (GAS) Insper – entidade estudantil que promove projetos sociais que respondem a diferentes demandas da sociedade –, por meio do Camisa 10, leva quem tem de 10 a 15 anos e está em algum dos quatro serviços de acolhimento institucional da CCASA para participar de dinâmicas que envolvem modalidades esportivas nas dependências do Insper, na Vila Olímpia.

São quatro encontros das 10h às 12h nos meses de abril e maio. O GAS Insper disponibiliza o transporte, oferece um lanche, fala sobre curiosidades e regras de alguma modalidade como atletismo ou basquete, e, claro, põe a galera para suar a camisa. “A ideia do Camisa 10 é democratizar o acesso ao esporte para crianças e adolescentes”, explica Matias Reis Millan, líder do projeto. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 71, afirma que a criança e o adolescente têm direito ao lazer e a esportes. “Às vezes temos de realizar as atividades na parte interna e não na quadra, mas há sempre um plano B traçado para os dias de chuva”, complementa o aluno, que está cursando o 2º semestre de Administração de Empresas.

A CCASA não é a única organização parceira dessa iniciativa, outros serviços de acolhimento na cidade de São Paulo já foram ou serão convidados a participar. As atividades do Camisa 10 são pensadas e ministradas por alunos do Insper que atuam nessa entidade, uma dentre muitas empresas júnior fomentadas pela instituição. Além do Camisa 10, há outros dez projetos sociais do GAS Insper rolando, como o Informar, que democratiza o acesso à informática.

Envolvimento de jovens com a CCASA

Recentemente, várias iniciativas protagonizados por estudantes universitários e até por alunos do Ensino Médio e do Fundamental estão beneficiando as crianças e os adolescentes acolhidos e atendidos na CCASA. Na última Páscoa, alguns colégios realizaram campanhas para arrecadação de chocolates. Em meados de março, jovens do Rotaract Club Mackenzie, grupo voltado para ações de voluntariado que agrega interessados a partir dos 18 anos, transformaram a sala de convívio de uma de nossas unidades de acolhimento (Saica 3) em um belo espaço para leitura. Está no ar a campanha @aquecendocoracoes2023, iniciativa de um aluno da See-Saw Bilingual School para arrecadação de roupas de inverno. Necessidades não faltam!

Quer realizar algum projeto com a gente?

captacao@casadacriancaedoadolescentesantoamaro.org.br

WhatsApp 11 95610-5935