Equipes dos acolhimentos da CCASA passam por programa de capacitação
A Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA) realiza, de fevereiro a agosto deste ano, o Procapa 24 – Programa de Capacitação para Colaboradores dos Acolhimentos. Ele envolve três blocos distintos:
- coaching individual para os gestores desses serviços,
- workshops sobre comunicação não violenta para todos que trabalham nos acolhimentos e
- ciclo de palestras voltado aos gestores e às equipes técnicas – assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.
O objetivo do Procapa 24 é elevar a qualidade do serviço que a CCASA oferece às crianças e aos adolescentes, bem como às famílias deles, em três de suas quatro unidades de acolhimento. Na prática, isso significa toda a equipe atuando em sintonia para que a reintegração familiar (na de origem ou substituta) aconteça no menor tempo possível. Além disso, enquanto as crianças e os adolescentes estão acolhidos, possibilitar ao máximo o desenvolvimento de todas as suas potencialidades e a construção da plena autonomia deles. Não se pode deixar de mencionar também o trabalho do Saica, especialmente da equipe técnica, junto às famílias após a reintegração. “Em alguns casos, ele segue por até um ano”, explica Gustavo Batista, gestor do Saica 3 da CCASA.
Os serviços de acolhimento integral são considerados de alta complexidade. O encaminhamento a um Saica se dá por medida protetiva em função de violação de direitos. “São casos que envolvem traumas, adições, violências… Demandam alto nível de engajamento de todos os profissionais do serviço, conhecimento técnico para manejo adequado e resiliência emocional”, explica Valéria Gerólamo, Gerente Geral da CCASA. “O Procapa 24, então, é muito necessário”, completa. A CCASA investe continuamente na formação de seus colaboradores, e o Procapa 24 está sendo feito com recursos provenientes de emenda parlamentar indicada pela Deputada Federal Maria Rosas (@mariarosas.oficial) em termo firmado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) junto à Prefeitura de São Paulo.