Doe agora

Quero adotar uma criança!

Posso fazer uma visita à Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro?

A Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro Grossarl disponibiliza 55 vagas para crianças e adolescentes (0 a 17 anos) em situação de risco e vulnerabilidade social que necessitam de acolhimento em quatro diferentes unidades que mantém na Zona Sul de São Paulo. (Além dessas 4 unidades de acolhimento, há outras 2 unidades (CCAs) que prestam serviço de apoio no contraturno escolar para quem tem de 6 a 14 anos e suas famílias.) Contudo, quando uma pessoa ou um casal quer adotar, deve procurar a Vara da Infância e da Juventude de sua região.

O Tribunal de Justiça de São Paulo traz aqui o passo a passo do processo, bem como os endereços das varas da Capital e do interior do Estado.

Por que uma criança ou adolescente é encaminhado a um SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes)?

O encaminhamento se dá por determinação judicial como medida protetiva em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de a família proteger e cuidar desse menor.

O que acontece com uma criança ou adolescente que é encaminhado a um SAICA?

Trata-se de uma medida excepcional cujo objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar. Apenas quando isso não é viável na família de origem (mesmo que com algum tio ou avô) é que se parte para a inserção em uma família substituta por meio de adoção, guarda ou tutela. Por conta disso, os SAICAs devem dispor de uma equipe multidisciplinar que inclui pedagogo, assistente social e psicólogo. Tal equipe, em conjunto com os órgãos governamentais, trabalha prioritariamente para viabilizar o retorno à família de origem.

Por que a Casa da Criança e do Adolescente não permite visitas às crianças e adolescentes de um SAICA?

Recebemos muitos pedidos de pessoas que querem ir visitar as crianças por nós acolhidas, ir brincar com elas, mas é nossa obrigação zelar por sua segurança emocional, psicológica e física. Temos, por lei, o compromisso de preservar a identidade e a privacidade desses menores, por isso visitas não são permitidas. Há outras formas de você demonstrar seu amor e adotar a nossa causa, vamos lá:

  • Agende uma visita em um de nossos 2 CCAs (apoio aos de 6 a 14 anos no período de contraturno escolar)
  • Contribua com qualquer valor (PIX, boleto e cartão de crédito)
  • Doe sua nota fiscal com CPF
  • Integre nossa equipe de voluntários
  • Doe itens para nosso bazar: roupas infantis e de adulto, sapatos, bolsas e acessórios
  • Siga-nos em nossas mídias sociais e participe de nossos eventos: jantar, feijoada, bingo…
  • Doe: produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos etc.