Crianças e adolescentes do CCA 2 levam boas histórias para casa, para a vida
As 67 crianças e adolescentes atendidos em um dos dois Centros para Crianças e Adolescentes (CCA 2) da Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA) receberam um kit com quatro obras publicadas pela editora Paulus pensadas especificamente para o trabalho de fortalecimento de vínculos:
• A menina e o mundo, por Tereza Mota com ilustrações de Anielizabeth;
• Histórias de mãe Kalu ou um conto de Brasil-África, por Wilson Marques com ilustrações de Élen Márcia de Souza;
• O conto da capivara voadora, por Taciana Ottowitz;
• O trompetista da Remelinha (adaptação de O flautista de Hamelin), por Júlio Emílio Braz com ilustrações de Anna Maeda
Esse termo – fortalecimento de vínculos –, apesar de muito utilizado pelos profissionais da assistência social, nem sempre é compreendido pelo público em geral. “É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”, descreve a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo em seu site.
Pois bem, há uma porção de equipamentos públicos que são espaços para convivência e fortalecimento de vínculos, grosso modo eles são subdivididos de acordo com faixas etárias específicas, dentre eles estão os Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), que atendem quem tem de 6 a 14 anos e 11 meses.
A fim de capacitar e assessorar as equipes que atuam nesses serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, a editora Paulus, entidade beneficente de caráter assistencial e educacional, montou o Programa Direito e Cidadania, por meio do qual são oferecidos encontros formativos gratuitos: Espaço Público do Aprender Social – ESPASO. A gestora do CCA 2, Jane Silva, junto com uma das orientadoras educacionais do serviço, participou dessa capacitação. O kit com as obras que tanto elas como cada criança e adolescente receberam é um dos recursos para aprimorar o trabalho que realizam no CCA. A obra A menina e o mundo, por exemplo, narra a história de como o mundo de uma menina de 12 anos, que inclui sua mãe e irmã, ganhou uma dinâmica mais rica com a chegada de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na comunidade em que vivem. “Temos feito a leitura coletiva das obras com as crianças e repercutido o conteúdo de diferentes formas. Além disso, elas estão tendo a oportunidade de reler os livros em casa, se possível com os familiares. Não foram títulos que sobraram na editora, foram publicados especificamente para o programa e muito bem selecionados”, elogia Jane.