Projeto sobre profissões com os adolescentes da CCASA é idealizado e executado por voluntária
Aline Vianna é uma jovem empreendedora que atua como voluntária na Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro (CCASA). Ela conheceu a instituição há cerca de 3 anos – buscava uma ONG em que pudesse desenvolver algum projeto com crianças. “Percebi que uma das maiores necessidades que havia era preparar os adolescentes para o ingresso no mercado de trabalho, daí abri mão da ideia inicial com os menores e surgiu a Feira de Profissões”, explica a empresária, sócia-fundadora da loja on-line de cosméticos Viang Space. “Havia uma vaga para estágio em minha empresa, e demos oportunidade a um dos acolhidos da CCASA. Vi que ele poderia estar mais bem preparado quando ingressou, ao mesmo tempo, foi possível treiná-lo”.
A partir dessas experiências, Aline desenhou, em conjunto Valéria Gerolamo, Gerente Geral da CCASA, um programa para os atendidos e acolhidos pela instituição voltado a quem tem de 15 a 17 anos. O primeiro encontro da Feira de Profissões ocorreu no sábado 16 de março e teve 2,5 horas de duração – cerca de 15 jovens da CCASA participaram. Lançou-se mão de uma metodologia ativa, em que a participação de todos foi incentivada. “Esse primeiro encontro fomentou nos jovens a perspectiva de profissão levando em conta possibilidades que o mercado atual oferece, principalmente considerando o mundo digital e suas demandas e oportunidades. Isso tudo, é claro, alinhado aos sonhos, preferências e habilidades de cada um. Se um jovem deseja trabalhar com culinária por exemplo, por que não vislumbrar um e-commerce de bolos? Que jornada ele deveria trilhar para alcançar esse objetivo?”, explica a executiva da Viang Space, evidenciando que A Feira de Profissões vai além apresentar opções de cursos superiores.
Pois bem, fruto desse primeiro encontro, foi possível identificar cinco áreas de interesse dentre os adolescentes participantes: vendas, TI, beleza, biomedicina e marketing digital. O próximo encontro será nada menos que uma visita desse grupo de jovens à empresa Mercado Livre em abril, no intuito de apresentar a todos um ambiente de trabalho real, permitir que eles interajam com profissionais de diferentes áreas.
Em um terceiro momento, a Feira de Profissões segmentará o grupo de acordo com a área de interesse de cada um para uma vivência. Dessa forma, ficará mais fácil explorar tópicos tais como:
- Como é o dia a dia de um profissional dessa área?
- Quais são as possibilidades de atuação dentro dessa área?
- Quanto ganha um profissional dessa área?
- Qual curso superior ou técnico poderia fazer?
Por fim, a Feira de Profissões oferecerá aos jovens que participaram do programa a oportunidade de serem mentoreados por um profissional individualmente. “Já fechamos com alguns profissionais que toparam prestar esse serviço pro bono”, diz Vianna. “Pretendemos atuar para que o sonho de cada um se concretize e que, se possível, eles logo estejam dentro de uma trilha profissional como jovens aprendizes ou estagiários. Eles precisam ousar sonhar”, completa ela. A Feira de Profissões é uma das iniciativas da CCASA que visam o ingresso dos adolescentes atendidos e acolhidos pela instituição no mercado de trabalho. Em abril, o Instituto Professus esteve nos dois Centros para Crianças e Adolescentes da CCASA para falar sobre o tema “Profissões do Futuro”. Em novembro, voluntários da consultoria Accenture realizaram uma oficina sobre confecção de currículo e de página pessoal no LinkedIn.